terça-feira, 24 de março de 2015

Dança com Populações Especiais

A principal característica da dança em benefício aos portadores de deficiência, é que ela permite a integração de todas as pessoas, engendrando a interação entre quem é e quem não é portador de deficiência. Essa habilidade que a dança tem, cria nos portadores de deficiência a alegria e a vontade de viver. A dança para pessoas com deficiência é um direito de acesso à arte. É uma prática de atividade física e exercício de cidadania, pois apesar destes terem limitações é importante reforçar que não têm limites para realizar tudo o que querem.
Para cadeirantes, a dança oferece vários benefícios como a prevenção de rigidez articular, estimulação da musculatura, coordenação e resistência física, diminuição de contraturas, age na circulação do sangue e artérias, o que favorece a nutrição dos tecidos, melhoria cárdio-respiratória a agilidade no manejo da cadeira de rodas o equilíbrio do tronco entre outras.
Para cegos e surdos, a dança permite que construam suas próprias idéias de tempo e espaço e de manutenção do equilíbrio, através da utilização dos outros sentidos.
Segue em anexo um artigo realizado nos benefícios da dança com pessoas com deficiência tanto a nível psicológico e motor. http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2002/RN%2010%2003/Pages%20from%20RN%2010%2003-6.pdf


Segue também um vídeo com um espectáculo de dança realizado para promover a interacção com pessoas com deficiência na sociedade. 



Sem comentários:

Enviar um comentário