terça-feira, 24 de março de 2015

Dança em Portugal

A dança em Portugal caracteriza-se pelo folclore português (muito conhecido) que varia e toma diferentes formas consoante as diferentes regiões do país. Das muitas danças de folclore que existem, podem destacar-se o fandango, a dança de roda entre outros.
No Algarve o corridinho é uma das danças tradicionais em que é dançado aos pares, as raparigas por dentro da roda e os rapazes por fora. Giram no mesmo lugar movendo os pés de forma rápida.
Nas diferentes regiões de Portugal há diferentes tradições, e a Madeira não é excepção. O Bailinho da Madeira é a dança típica mais conhecida da ilha. É acompanhada por um instrumento regional tradicional, feito com castanholas, fitilhos e bonecos de paus, vestidos com o traje regional em que  emite um som.
No Ribatejo a dança com maior difusão é o Fandango. É uma espécie de dança da sedução, o homem gira em torno da mulher cantando e gritando de forma entusiástica. Por vezes a dança é feita por dois homens que "competem", um contra o outro e frente a frente, sapateando.
Em Trás-os-Montes, os Pauliteiros de Miranda fazem uma ginga que se mostra muito relevante no folclore da região. Um grupo de homens vestidos com trajes típico enfrentam-se uns aos outros com palotes. Nestas "danças-combates", não entram mulheres, e o seu símbolo é a Capa de Honra.
No Douro Litoral, o folclore é rico em danças tradicionais, os "Malhões", os "Viras", e as "Rusgas".


Sem comentários:

Enviar um comentário